23 abril, 2010

» queres ver ?

An Unlikely Weapon - História de Eddie Adams

"IN 1968, IN 1/500TH OF A SECOND EDDIE ADAMS PHOTOGRAPHED A SAIGON POLICE CHIEF, GENERAL NGUYEN NYCON LOAN, SHOOTING A VIETCONG GUERILLA POINT BLANK. SOME SAY THAT PHOTOGRAH ENDED THE VIETNAM WAR. THE PHOTO BROUGHT EDDIE FAME ABD A PULITZER, BUT EDDIE WAS HAUNTED BY THE MAN HE VILIFIED. HE WOULD SAY'TWO LIVES WERE DESTROYED THAT DAY, THE VICTIM'S AND THE GENERAL'S. OTHERS WOULD SAY THERE LIVES WERE DESTROYED.

EDDIE ADAMS, LIKE MOST ARTISTS, WAS TORTURED BY HIS NEED FOR PERFECTION. NOTHING HE DID EVER SATISFIED HIM. HE CARVED OUT MANY CARRERS SHOOTING COVERS GOR LIFE, TIME, AND EVEN PENTHOUSE. YES SOMEHOW, HE WAS ALWAYS PULLED BACK INTO DOCUMENTING WARS, 13 ALL TOGETHER. FINALLY HE HIT THE WALL AND COULDN´T TAKE IT ANYMORE. HE BEGAN SHOOTING CELEBRITIES BECAUSE 'IT DOESN'T TAKE ANYTHING FROM YOU'. EDDIE WAS COMFORTABLE WITH KINGS AND COAL MINERS. DURING HIS TIME WITH PARADE MAGAZINE HE PHOTOGRAPHED CLINT EASTWOOD, LOUIS ARMSTRONG, MOTHER THERSA, AND POPE JOHN PAULL II.

STILL HAUNTED BY GENERAL LOAN (THE PERPETRAT IN HIS PHOTO), EDDIE VISITS HIM 30 YEARS LATER IN PIZZA SHOP IN VIRGINIA. SCRIBBLED ON THE WALL OF A BATHROOM STALL ARE THE WORDS 'WE KNOW WHO YOU ARE, YOU FUCKER!'

EDDIE'S CAMERA WAS HIS MOST POWERFUL WEAPON, BUT IT FAILED TO PROTECT HIM FROM HIMSELF."

TRANSCRITO DE WWW.ANULIKELYWEAPON.COM/SYNOPSIS.HTML

22 abril, 2010


Workshop Fatal 2010 - Fotografia para Teatro
30 Abril a 24 DE mAIO DE 2010 no Espaço Municipal da Flamenga, Teatro Comuna e outros locais de Lisboa
O movimento de Expressão Fotogáfica - MEF em, colaboração com a Reitoria da Universidade de Lisboa Pprmove o 3º Workshop de Fotografia de Teatro, para a cobertura fotogáfica integral do 11.º Fatl - Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa, que se realiza entre 6 e 23 de Maio, no Teatro da Comuna e outros locais da cidade.
O workshop e composto por uma componente teórica de fotografia de cena e de fotografia de retrato e por uma parte prática a realizar ao longo de todo o FATAL 2010. A parte prática é composta por fotografia de retrato, fotografia de peças que vão fazer parte do festival e por fotografia de reportagem do ambiente que envolve todo o Festival.
São criadas equipas de trabalho para a cobertura do Festival para as sessões de retrato, sendo estas coordenadas no terreno pela formadora Tânia Araújo e em sala de aula pelo formador Luís Rocha.
Valor do workshop
120 euros por pessoa
Contacto e inscrições:
Até dia 29 de Abril
Tel.: +351 965 831 620
Mais informações:

23 março, 2010

Diafragmas


"Partindo do arquétipo do corpo humano, foram fotografados indivudualmente vários voluntários, de pé, sem roupa e de costas para a câmara contra um fundo regrado de azulejos. Dos retratos efectuados foi escolhido um conjunto final de 30 imagens que foram impressas em tamanho real, diferentes corpos contra o fundo, com o mesmo enquadramento e à mesma distância da câmara. Este conjunto de imagens permite-nos escalar e percepcionar as diferenças, oferecendo-nos também uma nova possibilidade de olhar a continuidade dos corpos adjacentes. Algo que nos é tão próximo e comum, porém tão estranho e surpreendente. Onde o pré-movimento, a subtileza da quietude, a história dos corpos."



O projectos da autoria de André Alves, Filipa dos Santos Barrocas, Isabel Correia e e Maria João Soares e apoiados pela FCT reitoria da UTL e P4 Photography, foi inaugurado no Istituto Superior de Agronomia no dia 20 de Março, dando inicio a uma exposição itenerente por várias universidades do país durante 2010.



Vai se inaugurada no átrio do Pavilhão Central do Instituto Superior Técnico, no dia 25 de Marços às 18:00.

A exposição permanecerá no IST até dia 10 de Abril de 2010.



Mais informação:

http://www.nucleoartefotografica.com/


Holga PolaroidBack

Re-invenção da fotografia instantanea. Inexpensive, Experiemental, intense.


Para mais informações:

05 março, 2010

» queres ler?

Primeiramente publicado em França em 1958 e nos EUA em 1959. The Americans de Robert Frank é amplamente conhecido como o livro de ftografia mais importante desde a Segunda Guerra Mundial. Inclui 83 fotografias feitas em grande parte em 1955, enquanto Frank viajou aos EUA, o livro parecia sob a superficie da vida americana, revelando um profundo senso de alienação, angustia e solidão. Com estas ftografias profético, Frank redefiniu os icones da America, observando que os carros, jukeboxes, postos de gasolina, restaurantes, e ate mesmo a propria estrada apresentavam simbolos da vida contemporânea. ´

06 fevereiro, 2010

27 janeiro, 2010

Leica M7 Hermès - Edição Limitada

Travis de Clifford



Novo Talento Fnac Fotografia 2009

Mimesis
Miguel Godinho foi a revelação doNovo Talento Fanc Fotografia 2009, com o portfólio "Mimesis".
"Mimesis" está na Fnac Colombo desde 22 de Janeiro de 2010.
"Mimesis é a arte de reproduzir, de imitar, de tomar por modelo, de assemelhar, de falsificar. O meu trabalho parte da relação entre o Homem e a natureza, da necessidade que o Homem sente em criar espaços e objectos numa tentativa de copiar a própria natureza através de reproduções artificiais.
Assim com Stephen Shore e Martin Parr, dois dos meus autores de referência, conhecidos por terem um olhar critico sobre a sociedade moderna, especialmente sobre o consumismo, os costumes e hábitos quotidianos, a minha intenção foi a de documentar e caracterizar o consumismo crescente de objectos que reproduzem fielmente a natureza por acção do Homem. Esta necessidade de reprodução e imitação deve-se ao facto de o homem ter a necessidade de interagir com a natureza, pois é parte integrante da mesma."
Miguel Proença e Cátia Alves receberam a Menção honrosa pelos trabalho "Los Agarradores" e "Um Dia Pergunto o Teu Nome", respectivamente.

Poderão ver o projecto "Los Agarradores" na Fnac Norteshooping, a partir de Janeiro de 2010, e a obra "Um Dia Pergunto o Teu Nome", na Fnc Almada no dia 12 de Fevereiro de 2010.

22 janeiro, 2010

» queres ver?

Blow-Up
.
Primeiro filme em língua inglesa de Michelangelo Antonioni (29 de Setembro de 1912 - 30 Julho de 2007). Este realizador trouxe pao mundo a primeira cena de nudez frontal feminina em um filme não - erótico e dirigido ao grande público.

Thomas, um célebre fotógrafo, que nada viu apesar de ter assistido a tudo. As ampliações das fotografias inocentes que tirou a um casal a namorar num parque revelam um assassínio em curso. Ou não?
Blow Up, o incontrolável filme de Michael Antonioni conquistou em 1996 os prémios de Melhor Filme e Melhor Realizador da então recém-nascida National Society of Film Critics, e tornou-se num visionamento obrigatório para apreciadores da técnica de desnorteamento e intriga paranóica.

Blow Up também oferece um esboço de Londres do final dos anos 60, com o seu amor livre, as modas vibrantes, as paixõs, as festas, a lânguida coolness e a música ( a banda sonora de Herbie Hancock, e podemos ouvir os lendários Yardbirds a tocar em partes). David Hemmings é fotógrafo veterao e insensível, entusiasmado pelo mistério que se enconde nas suas fotos. Vanessa Redgrave é a mulher misteriosa que nelas aparece. E o enigma do que a câmara realmente captou ...fica a espera para ser resolvido.

Trailer




Sam Christmas

21 janeiro, 2010

Curso de iniciação à fotografia

Curso do Núcleo de arte Fotografica do Instituto Superior Técnico. O nível de aprendizagem é o inicial, introdução à câmara escura.

Realiza-se de 22 de Fevreiro a 13 Maio de 2010, são 12 aulas, uma vez por semana das 19:30 às 21:30.

Custo
180 euros,
150 euros para estudantes

Para mais informações ou para inscrição consultem o site.

Fotografia da Hora

Yuanyuan Yang






Workshop geral de Lomografia

Sábado, 30 de Janeiro 2010
12h - 18h
A realizar na Embaixada Lomográfica de Lisboa

Formadores
Miguel Saavedra + Ana de Almeida

Participação
Maximo 15 participantes

Custo
50 euros

Desenvolvimento do workshop visitar o site.

Voyeurografia

'Voyeurografia' é uma selecção de fotografias que revelam a privacidade dos fotografos. Um caminhar sobre a linha imprecisa que separa a exposição pública da intimidade. Fotos instaladas por forma a recriar nos visitantes a sensação de observar sem ser visto.

Exposição de 16 de Fevereiro a 27 de Janeiro, 3º fira a sábado das 15:00 às 19:00 (entrada livre).
Local: ATL Fabrik - LX Factory, Rua Rodrigues de Faria, 103 - Edificio I - PISO 3 - Sala 3.4.

We´re back!

Alô pessoal!

Primeiro que tudo Bom Ano!
Bem depois de vários meses de ausência vamos retomar o blog deste núcleo 'fantástico. Com mais exposições, workshops, cursos, uma galeria recheada. Dar-vos a conhecer blogs de fotografia com processos fotograficos e fotografos fantástico, entre outras coisas que mais daqui uns dia irei lembra-me.

Desfrutem deste pequeno espaço que pretende ser grande!

nuFOTO